Atletismo lançamentos
O lançamento do martelo é uma modalidade olímpica de atletismo. O desporto é baseado no lançamento de martelos propriamente ditos, que foram entretanto trocados por bolas de metal presas por um cabo de arame pesado que termina numa pega ou alça.
O regulamento moderno da prova foi elaborado em 1887 na Inglaterra. O lançamento do martelo estreou nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, com a presença de cinco competidores.
O vencedor foi John Jesus Flanagan, um imigrante escocês naturalizado americano, que tinha conseguido o recorde mundial em 1895, quando ainda morava nas Ilhas Britânicas. Flanagan, que ganhou três medalhas de ouro consecutivas nos Jogos Olímpicos, é considerado o pai do esporte.
O evento de senhoras estreou-se nos Jogos de Sydney em 2000. A primeira campeã olímpica foi Kamila Skolimowska da Polónia. Entre 1956 e 1992, a modalidade foi dominada por atletas do Bloco de Leste, que só falharam quatro das medalhas olímpicas atribuídas neste período.
O desporto antecessor mais antigo do atual lançamento do martelo, que se conhece, era praticado pelos escoceses durante os Highland Games, disputados anualmente durante séculos pelos clãs das terras altas. Nestes jogos, que incluíam esportes e jogos tradicionais, se disputavam exigentes torneios atléticos e o lançamento do martelo era um dos pontos altos das festividades. O rudimentar martelo escocês consistia em uma bola de ferro amarrada a uma corrente.
O primeiro recorde do mundo oficial pertenceu a Patrick Ryan, dos Estados Unidos, com a marca de 57,77 metros.
O lançamento do martelo requer homens de grande estatura e peso, dotados de grande força muscular. Os martelistas do passado ultrapassavam dos 100Kg de peso. Exige grande equilíbrio, coordenação, rapidez, braço e pernas fortes, punhos poderosos, exige anos para destacar no lançamento de martelos, muita perseverança e força de vontade.
TÉCNICAS DE LANÇAMENTO DE MARTELO
Empunhadura: Posição inicial,