LANCAMENTO DE MARTELO
LANÇAMENTO DE MARTELO
EMPUNHADURA: A anilha é tomada primeiramente com a mão esquerda, pelas flanges distais, que deve estar protegida por uma luva especial. A mão direita se coloca sobre a esquerda, de tal modo que ambos os polegares se cruzam. Esta empunhadura deve ser firme mas sem contrações.
POSIÇÃO DE PARTIDA: O atleta se encontra na parte do círculo, de costas voltadas para a direção do lançamento, em afastamento lateral das pernas de aproximadamente da largura dos ombros. O eixo do círculo passa entre as duas pernas, cujo peso do corpo se divide proporcionalmente sobre elas.
BALANCEIOS PARA OS MOLINETES: O martelo é levado à direita e atrás, podendo ainda ser dentro ou fora do círculo de lançamento. Desta forma, partindo de uma flexão lateral do tronco, tem-se uma extensão, iniciando-se assim o molinete.
MOLINETES: Após realizar os balanceios, as pernas começam a se estenderem parcialmente, dirigindo e girando o tronco para a esquerda, momento em que o martelo é arrastado para cima e à esquerda. Desta forma, o martelo começa a impulsionar-se através de dois ou três giros. no momento em que o implemento se encontra em seu ponto baixo o quadril se desloca para a esquerda, com a perna deste lado semI-flexionada, a direita estendida e vice-versa, quando o martelo estiver na sua trajetória alta.
GIROS: No momento em que a cabeça do martelo se encontra na diagonal, à direita do seu ponto mais baixo de trajetória, após o último molinete, começa o primeiro giro de impulso. Os pés trabalham de forma que o esquerdo gire sobre o calcanhar e parte externa, a seguir para a esquerda, em direção ao lançamento, enquanto que o direito gira sobre a planta, dando assim meia volta.
LANÇAMENTO PROPRIAMENTE DITO: o atleta atua rapidamente, levando o tronco para trás, exercendo com ambos os braços a ação de tracionar o martelo, levando-o para trás e para cima, sem que a ação diminua o raio de giro.
O martelo é largado à