Lançamento de projéteis
NATALY SCOLA URIBE
NATHÁLIA FABRINI CASTOLDO
ORLANDO FUJARRA NETO
TRABALHO DE FÍSICA I :
LANÇAMENTO DE PROJÉTIL
LONDRINA
2011
MARIANA CUANI DE SOUZA
NATALY SCOLA URIBE
NATHÁLIA FABRINI CASTOLDO
ORLANDO FUJARRA NETO
TRABALHO DE FÍSICA I :
AULA PRÁTICA DE LANÇAMENTO DE PROJÉTIL
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Física I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campus Londrina. Orientador: Prof. Fernando Silva.
LONDRINA
2011
RESUMO
Lançamento de projéteis é quando uma partícula é lançada com velocidade inicial v0, segundo um ângulo em relação ao eixo horizontal (lançamento oblíquo), estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos.
Realizamos este experimento no laboratório com a ajuda do professor, utilizando um lançador de projéteis artesanal, uma esfera e anotando numa folha de papel milimetrado onde a esfera era lançada.
Os cálculos foram realizados, e com a ferramenta Excel foi possível visualizar o gráfico do lançamento da esfera, com isso foi possível encontrar o ângulo de lançamento, a velocidade inicial do lançamento do projétil e a velocidade do restante da trajetória, além disso, derivando a equação achada a partir do gráfico se encontra a velocidade instantânea em função do tempo e derivando novamente essa equação é possível encontrar a aceleração instantânea do projétil.
INTRODUÇÃO
Um projétil é qualquer corpo lançado com uma velocidade inicial e que segue uma trajetória determinada exclusivamente pela aceleração da gravidade e pela resistência do ar. Desprezando os efeitos da resistência do ar, notamos inicialmente que um movimento de um projétil está sempre confinado em um