lançamento de projetil
R : Durante a República os plebeus promoveram diversas revoltas com objetivo de alcançar direitos e melhorias sociais. Apesar de ser a maioria da população e de ter a obrigação de pagar impostos e alistamento militar, os plebeus não possuíam direitos políticos. A partir do século V a.C. iniciaram uma revolta ao retirarem-se de Roma, numa espécie de greve. Percebendo a cidade desprotegida e paralisada os patrícios ( Os únicos com direitos políticos) concordaram em atender as reivindicações dos plebeus concedendo-lhes representação política através da figura do Tribuno da plebe (inicialmente com dois representantes e mais tarde aumentado para dez). Os tribunos tinham poder de voto e veto e podiam ser procurados por qualquer plebeu que se sentisse injustiçado. Com o tempo os plebeus, após outras revoltas, conseguiram adicionar outros benefícios, como a Lei das Doze Tábuas, a primeira compilação escrita de leis romanas cujo teor era composto de outras leis:
* Lei Canuléia - autorizava o matrimônio entre patrícios e plebeus.
* Lei Licínia - proibia a escravidão por dívidas.
* Lei Hortênsia - dava validade legal as decisões da Comícia Plebis, ou seja a instituição do plebiscito.
02º) Faça uma relação entre a política do pão e circo na Roma antiga com o futebol e o carnaval no Brasil :
R: Na Antiga Roma, os Imperadores providenciavam para a satisfação do povo romano que nunca faltasse pão e circo. Quando a situação política estava tensa, os líderes romanos convenientemente decretavam feriados e realizavam festas no Coliseu com distribuição de pão para o povo, era chamada política do Pão e Circo utilizada para desviar a atenção da população dos graves problemas.
No Brasil, apesar da grave situação econômica, do acentuado aumento do desemprego, corrupção generalizada, do futuro incerto na função pública e das más notícias da segurança social, os