Lançamento de projeteis
Trabalho – Lançamento de Projéteis
Acadêmica: Cristiane de Souza Torazzi
Objetivo
A realização deste experimento remete nos a analisar a composição de dois movimentos sob a trajetória de um projétil a fim de compararmos através de representação gráfica os resultados obtidos e os cálculos obtidos por formulas.
Fundamentação Teórica
Quando se lança um corpo ao ar pode se descrever movimentos diferentes, neste caso que é o lançamento horizontal de um projétil, têm - se dois movimentos simultâneos e independentes. Um movimento vertical, uniformemente variado, pois há a força da gravidade atuando nessa direção; e o outro movimento horizontal uniforme, pois a resultante da força é nula nessa direção.
Para isso, será medida a trajetória de um corpo lançado de uma mesa, a uma dada altura do solo, com uma velocidade horizontal inicial diferente de zero, e a velocidade vertical inicial igual a zero e sujeito a força da gravidade atuando no sistema.
Procedimento
Com o disparador montado e em condições de uso, fez-se a medição da distancia que veio indicada no roteiro do experimento e então disparamos contra a placa onde inicialmente foi fixada uma folha A4 com papel carbono para podermos marcar a distancia em relação ao chão a qual a bola atingiu. Para cada distancia calculada foram feitos três disparos e encontrada uma media entre esses pontos para que pudéssemos ter melhor precisão na medida usada. Esse procedimento foi utilizado para seis medidas diferentes, por ultimo foi atirada a bola de aço e anotado o ponto em que ela se chocou com o chão usando o mesmo método para encontrar a média entre as medidas.
Análise dos resultados Com a coleta de dados pode-se produzir então a seguinte tabela:
x (metros) 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,94 y (metros) 1,03 1,02 0,99 0,93 0,89 0,74 0
Tabela 2: Coordenadas de alguns pontos da trajetória do projétil, utilizando valores arbitrários para t t (segundos) 0 0,1 0,2 0,3