Ordem e progresso
Paradigma: A palavra paradigma temos vem do grego antigo "parádeigma" que pode ser traduzido literalmente como modelo ou padrão a ser seguido. O paradigma nada mais é do que um conceito sobre algo ou alguma coisa ou determinados preconceitos pré estabelecidos por uma sociedade que muitas vezes nem sabe mais por que os estabeleceu.
Quebra de paradigmas: Anos após anos a administração, ou a forma de se administrar, sofre constantes mudanças, podendo ser observadas diariamente dentro das organizações ou em ambientes onde se discutem novas formas de Administrar. Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que os administradores chamam de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.
Como a empresa deve se preparar para mudar: Mudanças no ambiente de trabalho, seja, no estilo de gestão, de processos, ou mesmo de lideranças, sempre causam calafrios para os funcionários. O medo de um possível corte ou mesmo de uma recolocação desfavorável faz com que muitas pessoas resistam com unhas e dentes a transformações. Dessa forma, podemos afirmar que a mudança é um túnel escuro onde se teme o inesperado. Toda mudança exige um planejamento para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos. É preciso construir todo um contexto, mapeando o que precisa ser mudado, mobilizando a equipe toda e