Lampadas
LÂMPADA FLUORESCENTE é um tipo de lâmpada criado por Nikola Tesla, introduzida no mercado comsumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.
FUNCIONAMENTO
As lâmpadas fluorescentes funcionam graças a uma mistura existente dentro de seus tubos selados. Consideremos a química comum de uma lâmpada fluorescente, que é um gás inerte (em geral o argônio) e o mercúrio. Alem dos dois gases, o tubo possui uma camada de fósforo em sua parte interna e dois eletrodos nas pontas. Quando se acende o interruptor, a eletricidade passa por meio dos gases do tubo, criando reações químicas entre os elementos, o que gera luz. No entanto, essa luz gerada é do espectro ultravioleta, impossível de ser visto pelo olho humano. Para tornar essa luz visível é que entra o fósforo de revestimento do tubo.
APLICAÇÃO
As aplicações de lâmpadas fluorescentes vão desde o uso doméstico, passando pelo industrial, chegando ao uso laboratorial.
EFICIÊNCIA E DURABILIDADE
Além de serem de duas a quatro vezes mais eficientes em relação às lâmpadas incandescentes, as fluorescentes chegam a ter vida útil acima de dez mil horas de uso, chegando normalmente à marca de vinte mil horas de uso, contra a durabilidade normal de mil horas das incandescentes. E também geram uma econômia de 80% (lâmpada de 15 W fluorescente comparada a uma lâmpada incandescente de 60 W).
FLUORESCENTE VANTAGEM x DESVANTAGEM
VANTAGEM
*Economia de energia (um lampada fluorescente de 20 wats ilumina o mesmo que uma incandescente de 60wats
DESVANTAGEM
*Contaminação do ambiente pela dispozição inadequada das lampadas queimadas, onde o vapor de mercurio pode contaminar o solo e rios;
ELETRODO
Eletrodo, conhecido como polo, é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte não metálica.O objetivo do eletrodo é proporcionar uma transferência de elétrons