Relatório estágio i
Prática Curricular III
OSVALDO C. GUEDES
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo principal fazer comparações entre aulas observadas em turmas do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano e avaliar as mesmas quanto à metodologia de ensino proposta pelos PCN e em paralelo analisar o ensino da Língua Portuguesa na atualidade refletindo sobre o uso dos métodos tradicionais e construtivistas em sala de aula. Expõe também reflexão quanto às propostas dos PCN que apresenta caminhos inovadores, nos quais, a valorização do pensar e dos conhecimentos prévios dos alunos são valorizados, tornando-se sustentáculos para um aprendizado vinculado ao estudo da gramática de forma contextualizada.
FUNDAMENTAÇÃO DOS PCN EF 3º e 4º Ciclos:
Como deve e como não deve ser a aula de Língua Portuguesa em acordo com os PCN EF 3º e 4º Ciclos?
O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educação do nosso país (PCN EF p. 01).
A aula de Língua Portuguesa, em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, deve ser voltada, prioritariamente, para a função social da língua, requisito fundamental para o regular exercício da cidadania e integração ativa e autônoma do individuo na sociedade. O professor contemporâneo continua com papel fundamental para aplicação desta nova metodologia, devendo sempre procurar inovações que o levem a obter melhor resultado didático, interesse coletivo e entendimento completo e objetivo do conteúdo