Laminação
Conceito
A laminação é um processo de conformação mecânica, que consiste em deformar plasticamente o material, ou seja, fazê-lo mudar de forma e esta mudança ocorre por esmagamento entre rolos giratórios. A pressão necessária para o que mesmo sofra esta deformação é enorme e os esforços envolvidos são de compressão.
Processo
Tudo inicia na fundição. Na fundição são fundidas peças nos formatos de placas, blocos ou tarugos de metal que posteriormente serão conformados pelo processo de laminação.
Elimina-se a superfície das mesmas por usinagem (fresagem), retirando qualquer tipo de impureza superficial resultante da solidificação e oxidação superficial, descasca-se o metal. Corta-se a ponta inferior e a última região de solifidificação (rechupe), formando assim um bloco homogêneo e maciço, sem impurezas e/ou falhas. Este bloco passa por dois cilindros giratórios, que giram em sentidos contrários com a mesma velocidade, esmagando o metal e fazendo-o diminuir de espessura, deixando-o mais fino, e aumentando seu tamanho ou comprimento.
Isto pode ser repetido inúmeras vezes até se chegar a espessura desejada, cada vez que isso ocorre é chamado de passe de laminação e cada vez que o metal recebe um passe de laminação ele se deforma plasticamente.
Estes blocos que serão laminados podem ter poucos quilos ou dezenas de toneladas, este peso está diferetamente ligado a geometria do bloco, geometria da peça laminada desejada e da força (tamanho) da laminadora que irá deformá-lo, isto serve para as placas e para os tarugos também.
Devido ao tamanho do bloco e de suas características metalúrgicas, realiza-se um tratamento térmico de homogeinização estrutural antes da laminação, fato que irá favorecer no momento da laminação, pois reduz os esforços necessários para a sua deformação. Para as ligas de alumínio a temperatura de laminação depende da liga a ser deformada, mas é comum dizer que ela está na ordem de 400 a 540º Celsius (60 a 75% da temperatura de