laminação e trefilação
Diminuição, redução da espessura de uma chapa, barra ou perfil metálico por meio de sua passagem entre dois ou mais cilindros, com separação menor que a espessura de entrada. A barra é "puxada" pelos cilindros devido às forças de atrito entre as superfícies. O montante da redução é limitada pelas potências dos motores, e resistência mecânica dos cilindros e redutores Divide-se em 2 grandes ramos: Laminação de produtos planos e não planos. A Laminação é mais utilizada, pois, apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso.
1.1 Características
Estes materiais estão sempre em barras, perfis ou chapas e seu comprimento é sempre maior que a largura. Os setores que mais utilizam são as indústrias mecânicas, para a produção de grandes vantagens.
- O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
- A precisão dimensional obtida é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames;
- A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;
- O processo influi nas propriedades mecânicas do material, permitindo, em combinação com um tratamento térmico adequado, a obtenção de uma gama variada de propriedades com a mesma composição química quantidades de peças, não só, mas também a Construção civil também utiliza os mesmos.
1.2 Os cilindros
Podem ser fabricados de ferro fundido ou aço especial, podem ser lisos para a produção de placas e chapas ou com canais para a produção de perfis. Os Laminadores podem ser montados isoladamente, ou em grupo que leva o nome de Trem de Laminação.
1.3 Nas instalações de laminação é encontrado:
Fornos de aquecimento e reaquecimento de lingotes
Placas
Sistema de roletes
Mesas de elevação
Laminador
1.4 Laminações a quente
Realizada quando o material a ser conformado é difícil de laminar e necessita de grandes reduções de