´rocessos de conformação mecânica
Após a obtenção do aço sólido, geralmente através do processo de lingotamento contínuo, que, devido aos ganhos de produtividade proporcionados, suplantou o primitivo processo de lingotamento estacionário, o aço, já solidificado deve ser submetido aos processos de conformação mecânica, que tem por objetivo transformar o lingote, com microestrutura bruta resultante da solidificação, em produtos semi-elaborados, com microestrutura refinada por ciclos sucessivos de deformação plástica e recozimento para recristalização, e com dimensões mais próximas do produto final, como produtos planos (chapas, tiras e etc) e não planos (vergalhões,arames e etc), que depois serão vendidos pela usina siderúrgica a indústrias de menor porte, que com esses materiais ferrosos (denominados produtos semi-elaborados) fabricarão diversos produtos finais para o consumidor, como componentes automotivos, pregos e vários outros produtos [1-3].
Os processos mais utilizados na indústria para a fabricação desses produtos semi-elaborados são a laminação (que pode produzir tanto produtos planos quanto não planos) e a trefilação (que só pode produzir produtos não planos, geralmente com características distintas dos que são produzidos por laminação não plana). Estes dois processos serão descritos a seguir neste texto [1-3].
a) Laminação
Laminação pode ser definida como um processo de conformação de metais onde estes passam por entre dois rolos giratórios que os comprimem, e têm sua espessura diminuída e seu comprimento aumentado. É um processo que permite obter alta produtividade e boa precisão dimensional, além de uma certa variedade de formas. Neste processo o material é submetido a altas tensões compressivas, resultante da ação direta dois rolos, e a tensões cisalhantes superficiais, resultantes do atrito entre os rolos e o material. Estas tensões de fricção também são responsáveis pelo tracionamento do material, assim