PPS 08
Freitas, Olga, Produção textual na educação escolar. Cuiabá: UFMT, 2012
Nesse módulo pudemos aprender ou relembrar as técnicas de se compreender e escrever um bom texto, como nosso curso é de secretaria escolar pode-se notar que é ainda muito mais importante, pois estamos na área da educação e precisamos estar todo o tempo lidando com livros, textos e vários tipos de documentos.
Em nosso trabalho diário na SEDUC, estamos sempre enviando redações oficiais, que na unidade 02 podemos ver que é “a forma pela qual o poder público redige normas, atos e comunicações”. Caracteriza-se pelo uso da norma culta da linguagem, pela formalidade, clareza e concisão.
No meu caso uso muito o Ofício e a Comunicação Interna (CI) que devem ser estruturados como mandam as regras, e em ambos os casos temos que prestar atenção na coesão, coerência e precisão, pois, precisamos ser objetivos em nossos textos para que o leitor possa compreender rapidamente e de forma clara nossa mensagem. É necessário que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor.
Quando nós técnicos terminamos de atender um pedido do servidor precisamos mandar para o mesmo uma resposta acerca do pedido, ela pode ir através de malote ou e-mail (correio eletrônico), para as escolas. Por ser mais atual o e-mail parece ser informal, mas não é, e ele deve como todo documento seguir os modelos de redação.
Na unidade 05 vimos outros gêneros que não são Redações Oficiais, mas, que são de suma importância para nosso trabalho, aprendemos como fazer o resumo de um texto e que ele nos auxilia na qualidade do estudo, e também em nosso trabalho, pois recebemos processos com textos enormes e precisamos resumir para podermos entender.
Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram “gravados”, registrando uma memória.
Para