Fundo Monetario de Investmento
No Brasil o acordo com o FMI, entre as medidas a liberação econômica, estabilidade da moeda e o ajuste fiscal .Essas medidas possibilitaram a expansão do processo de aprendizagem , e tornou as empresas nacionais mais competitivas e dinâmica na economia e no comercio exterior, conseguindo enfrentar os choques externos e estimulou o ao sistemas econômicos . No cenário da economia mundial o FMI começou a desempenhar o papel de tratamento de divida externa, passando a ser o agente da implementação da estabilização econômica.
Nos primeiros anos da década de 1990 houve uma preocupação da política econômica, para criar condições econômicas, para criar condições que permitem a economia brasileira tirar proveito da crescente facilidade de acesso aos mercados Internacionais .Essas condições abriram condições comercias, com redução tarifaria e o ajuste nas despesas publicas com o programa de privatização. A inflação chegou a um índice de 80% no mês o Brasil apresentava uma divida externa elevada.
Considerando os anos de 1990 a 2001 nota que o processo de privatização da economia brasileira atingiu valor acumulado de U$85,3 bilhões em ativos vendidos e U$18,1 bilhões em transferência de dividas.As empresas publicas que estavam envolvidas diretamente com a produção de bens e serviços foram mais afetadas.
Controlando a saúde financeira do pais, mantendo os juros altos para a inflação não subir. Conforme os dados (Economia BR), o resultado do Brasil, ajudou a criar uma nova realidade internacional, pois 52%dos fluxos de investimento em 2012 foram direcionados aos emergentes.
Em 2010 e 2011 tivemos uma grande reviravolta na economia e voltaram a crescer no IED, passamos de U$