Governo Lula - Macroeconomia
Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, nasceu em Caetés, distrito de Garanhuns, Pernambuco, em 27 de outubro de 1945. É um ex-metalúrgico e ex-sindicalista, e político brasileiro. Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e o trigésimo quinto presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerceu de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011.
Lula teve como Vice-presidente o empresário e ex-senador por Minas Gerais José Alencar. Seu antecessor foi o ex-ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso e sua sucessora foi a ex-ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
O Governo Lula (2003 - 2010) corresponde ao período da história política brasileira que se inicia com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, em 1 de janeiro de 2003, em sua quarta tentativa para chegar ao cargo presidencial, após derrotar o candidato do PSDB José Serra, com 61,27% dos votos válidos, em segundo turno.2 A eleição de Lula, que havia sido derrotado nos anos de 1989, 1994 e 1998, é marcada por ter sido a primeira na história brasileira de um ex-operário ao posto mais importante do país.
Em outubro de 2006, Lula se reelegeu para a presidência, derrotando o candidato do PSDB Geraldo Alckmin, sendo eleito no segundo turno com mais de 60% dos votos válidos contra 39,17% de seu adversário.4 Sua estada na presidência foi concluída em 31 de dezembro de 2010.
O Governo Lula terminou com aprovação recorde da população, com número superior a 80% de avaliação positiva.Teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do País e a redução da pobreza e da desigualdade social.
Características da Economia
A gestão Lula iniciou dando seguimento à política econômica do governo anterior, FHC. Para tanto, nomeou Henrique Meirelles, deputado federal eleito pelo PSDB de Goiás em 2002, para a direção do Banco Central do Brasil, dando um forte sinal para o mercado - principalmente o