Micro e MacroEconomia
Os conceitos gerais atribuídos à economia visam o desenvolvimento de habilidades para melhor compreensão do contexto que envolve os princípios das necessidades humanas versus recursos produtivos.
O problema mais preocupante e que ganha ênfase na economia é a escassez, que está presente em qualquer grupo social sendo ele rico ou pobre. Como sobreviver em um mundo de recursos escassos?
O conceito escassez na economia refere-se à limitação. As pessoas no mundo em geral têm sido estimuladas a consumir para realizar suas vontades, desejos e necessidades de maneira infinita e ilimitada, em contra partida os recursos produtivos disponíveis não conseguem acompanhar o passo da sociedade tornando-se insuficiente, ou seja, limitados e finitos.
Países desenvolvidos e com uma economia estável e em crescimento, não tem tantas dificuldades para enfrentar o problema da escassez comparado a países subdesenvolvidos que nem sequer tem suas necessidades básicas atendidas.
O desafio da economia é manter o controle estável da quantidade de bens e serviços produzidos em relação a sua procura no mercado, uma vez que não pode atender todos os desejos e necessidades da população, devem-se procurar meios para mostrar à sociedade quais os bens que convém ser produzidos e quais necessidades tais atendem. Emerge desse debate sobre o processo de escolhas, a economia.
Atividade econômica ou simplesmente Economia em termos etimológicos vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Daí teríamos o significado “Administração da Casa; Doméstica ou do Lar” ou até mesmo “Administração de Algo Público ou do Estado”.
Concluímos que a economia pode ser definida como a ciência que estuda como diversos grupos sociais como seus diferentes sistemas econômicos cuidam da administração de seus recursos limitados, focando encontrar um caminho eficiente e racional trabalhando com recursos escassos, porém levando em consideração as necessidades humanas.
A economia é dividida