Lamen (caldo)
O caldo base resulta da fervura da carcaça e asas de frango (e opcionalmente ossos de porco) com um refogado de cebolinha e gengibre, sendo retirados os ossos após a fervura.
Shiitake, seco ou natural, pode ser acrescentado no preparo do caldo base assim como pó de peixe seco, dependendo da criatividade de cada um.
Tipos de caldos
O Shio-ramen.
São três os modos de temperar o caldo base de Ramen: Sal ou Shio-Ramen, molho de soja ou Shoyu-Ramen e pasta de soja ou Misso-Ramen.
Outros ingredientes
O ramen pode ser personalizado conforme o gosto e preferência pessoal, sendo praticamente ilimitada a sua variedade: Tyashu-Ramen (ramen acompanhado de lombo), Yasai-Ramen (com verduras e legumes), Ebi-Ramen (de camarão), Kani-Ramen (de caranguejo), Gyoza-Ramen, Ramen de frutos do mar, etc. Alguns restaurantes especializados deixam essa escolha a cargo do cliente.
Tyashu
Um dos mais tradicionais acompanhamentos do ramen é o Tyashu (ou lombo), pode ser cozido ou assado.
Para saber se o lombo está cozido, é comum espetar um espeto de bambu e aguardar que daquele furo saia um caldo avermelhado; se isto ocorrer, é sinal de que o lombo ainda está cru por dentro. Quando a peça parar de “sangrar”, o lombo está pronto para o consumo. O mesmo procedimento pode ser feito para uma peça de carne bovina. Neste caso, um pouco de “sangramento” pode ser ignorado.
Espinafre japonês
As verduras em geral (espinafres, bróculos, etc.) dão um toque colorido ao Ramen, ao mesmo tempo em que tornam o prato mais equilibrado nutritivamente. O espinafre deve estar enxuto.
Moyashi
Moyashi deve ser, de preferencia, limpo, isto é, sem o broto amarelo e o “rabinho”, e mergulhado por poucos segundos (para não perder a rigidez) numa panela com água fervente. O mesmo procedimento vale para shimeji e shiitake naturais.
Temperos
Vários são os temperos opcionais que podem ser acrescentados ao Ramen na hora de ser servido: gergelim branco ou torrado, gengibre picado ou ralado,