Lamarck
Suas idéias foram publicadas no ano de 1859 no livro “A origem das espécies através da seleção natural”.
A Teoria da evolução criada por Darwin é fruto de uma viagem, por 5 anos pela América do Sul e depois numa volta ao mundo, abordo do Beagle, navio de inspeção inglês.
Os princípios básicos propostos por Darwin e Wallace:
- Todo organismo produz uma grande quantidade de células reprodutoras, mas apenas algumas originam indivíduos que chegam à idade adulta.
- O número de indivíduos de uma espécie mantém-se mais ou menos constante no decorrer das gerações.
- Os indivíduos de uma mesma espécie não são todos idênticos, mas apresentam variações em todos os caracteres.
- É muito grande a taxa de mortalidade, nascem muito mais indivíduos do que os que atingem a maturidade.
- A transmissão de caracteres dos pais para os filho é um fato.
- Face a desproporção entre o crescimento da população e a quantidade de alimento disponível, os indivíduos empenham-se numa “luta pela vida”. – Baseado na Teoria de Thomas Malthus.
- Malthus afirmou que, as populações crescem numa progressão geométrica, enquanto as reservas alimentares para elas crescem segundo, numa progressão aritmética.
- Em face da desproporção entre o crescimento da população e quantidade de alimento disponível, os indivíduos empenham-se numa “luta pela vida”. No final dessa luta, seriam selecionados os mais fortes ou os mais aptos, decorrendo então a “seleção natural”.
Os erros de Darwin
1. Valeu-se das idéias Lamarquistas, no que se refere a passagem dos caracteres adquiridos. Pois não havia os conhecimentos dos genes e dos cromossomos, bem como a ocorrência de mutações.
2. A comparação feita com a teoria de Thomas Malthus entre população e alimento. As progressões