Lamano Resumo
Este trabalho tem como objetivo vislumbrar a qualidade da água que abastece nossas casas em época de crise hídrica no país. Será apresentado um resultado baseando-se nas análises das águas coletadas e nos parâmetros estipulados de qualidade mínima exigida para que a água que abastece nossas torneiras seja boa para o consumo humano, conforme potabilidade estabelecida na Portaria 36/90 do Ministério da Saúde.
Serão utilizadas as águas do Sistema Alto de Cotia que abastece 400 mil habitantes, o Sistema da Represa Billings que abastece 1,6 milhões de habitantes, o Sistema da Represa Cantareira, que abastece 8,8 milhões de habitantes e o Sistema da Represa Guarapiranga, que abastece 4 milhões de habitantes, sendo empregados os métodos do Material Prático de Análise de Água da Funasa e seus respectivos protocolos, sempre visando à obtenção da real qualidade da água.
Serão observados os seguintes itens como o cloro e cloroamoniação, a turbidez, a cor, o pH, os coliformes e o flúor, que será obtida nas coletas de água na época de março a junho do ano de 2015.
Após a obtenção dos resultados de tal estudo será apresentada a conclusão, onde será observada se a crise hídrica ou a utilização do volume morto, no caso da Represa Cantareira, está afetando a qualidade da água que chega as nossas torneiras, ou se as medidas tomadas para eliminar as impurezas da água estão efetivamente deixando a água na mesma qualidade que era antes da crise hídrica no país e se essa qualidade está dentro da potabilidade estabelecida para o consumo humano.