lala
INSETOS
As picadas de insetos como abelha, vespa e marimbondos provocam muita dor e assustam, mas os riscos são pequenos, mesmo que as picadas sejam numerosas. Após a picada, há inchaço. Pessoas alérgicas podem, com apenas uma única picada, ter choque anafilático, que pode ser fatal. É importante ao socorrer uma picada desses insetos, remover o ferrão com pinças. Vespas e marimbondos não deixam ferrão. Abelhas morrem depois de picar, deixando o ferrão. Aplique uma compressa fria para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Quando a picada ocorrer na boca, dê gelo para a vítima chupar.
CARRAPATOS
Em caso de picadas de carrapatos, esses devem ser removidos o mais depressa possível e colocados em um vidro, para serem examinados em um serviço médico. Os carrapatos podem ser vetores de doenças e devem ser retirados com uma pinça, puxando-o pela cabeça em movimentos de vaivém. Não tente retirá-los de uma vez só, pois a cabeça ficará presa na pele.
ESCORPIÕES
Os escorpiões são pouco agressivos e têm hábitos noturnos.
Encontram-se geralmente em pilhas de madeiras, cercas, sob pedras e adaptam-se bem ao ambiente doméstico.
Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, salivação, tremores e até convulsão. Podem ocorrer alterações cardíacas, de pressão arterial, respiratórias e choque. Mais importante que isso é prevenir, evitando amontoar sapatos, roupas e utensílios domésticos, examinando e sacudindo-os antes de usar.
Manter sempre berços e camas afastados da parede. Evitar acúmulo de ferro velho, telhas e