lakdlk
519 palavras
3 páginas
A origem da raíz principal de um vegetal superior é uma pequena região do embrião contido na semente: a radícula..As raízes laterais, por sua vez, se originam da raíz principal ou de outra raíz já existente.Há casos, contudo em que uma raíz se origina de um outro órgão como o caule e a folha. Nestes casos as raízes são chamadas de adventíceas.
A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a absorção de água e sais minerais em solução, podendo ainda desempenhar as funções de reserva de substâncias e de aeração em plantas aquáticas, entre outras. A raiz é caracterizada como um órgão cilíndrico, aclorofilado que se distigue do caule por não se apresentar dividida em nós e internós e por não formar folhas ou gemas.
Quando a semente germina a primeira estrutura a emergir é a radícula, que é responsável pela formação da primeira raiz da planta. Nas gimnospermas e dicotiledôneas esta raiz, geralmente, permanece toda a vida da planta e a partir dela se formam as raízes laterais. Nas monocotiledôneas, a raiz primária degenera-se precocemente e o sistema radicular que se desenvolve a seguir, é formado por numerosas raízes adventícias, que originam-se do hipocótilo, região caulinar acima da radícula. Em algumas monocotiledôneas, essas raízes adventícias iniciam o seu desenvolvimento ainda no próprio embrião.
]
Materiais:
- placa de petri
- lamina
- laminula
- gilete - lâmina de barbear
- palito de dente
- agua destilada
- glicerina
- Azul de astra + safranina ( corante)
- raiz de milho
- isopor
- hipocloreto de sódio
- microscopio optico zeiss
Métodos
Quatro placas de petri foram selecionadas, em uma placa foi colocado
Foram pegas 4 placas de petri, sendo que numa placa foi colocado hipocloreto de sódio, em outras 2 placas agua destilada, e na ultima o corante.
Entre dois pedaços de isopor colocamos um pedaço da raiz, esses pedaços de isopor foram usados como suporte para que, com um auxilio do lamína foram cortados