Lajes
CENTRO DE TECNOLOGIA
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
Madeiramento do Telhado, Telhamento com telhas de Fibrocimento, Lajes Pré-moldadas
Trabalho Memorial Descritivo,
Por: Fernando Henrique Florindo
RA: 67138; Andressa Amaral RA: 67909; Veridiano Ernesto dos Santos Ra: 67842
Professor: Frank
UMUARAMA
27/MARÇO/2014
DEFINIÇÃO
As lajes pré-fabricadas são constituídas por nervuras (também chamadas vigotas ou trilhos) de concreto e armadura, blocos de enchimento e capeamento superior de concreto. Elemento estrutural que tem especificação orientado pelo norma NBR-14859, são muito comuns tanto para laje de piso como para laje de forro. Em função da armadura e da forma da vigota as lajes pré-fabricadas são hoje comumente encontradas segundo dois tipos diferentes: laje treliça e laje convencional.
Na laje treliça a armadura das nervuras tem a forma de uma treliça espacial. O banzo inferior é constituído por duas barras e o banzo superior por uma barra. Os banzos inferior e superior são unidos por barras diagonais inclinadas. Proporcionam rigidez ao conjunto, melhoram o transporte e manuseio das vigotas já prontas e aumentam a resistência aos esforços cortantes.
As vigotas, em conjunto com a capa de concreto (ou mesa), fornecem a resistência necessária à laje, atuando para resistir aos momentos fletores e às forças cortantes. Servem de apoio também aos blocos cerâmicos ou de isopor (EPS). As vigotas treliçadas constituem as nervuras principais (vigas) da laje treliça.
As vigotas podem conter barras longitudinais adicionais, que proporcionam maior resistência à flexão possibilitando vencer vãos maiores.
Os blocos de enchimento exercem a função de dar forma ao concreto, dando forma às nervuras e à capa, além de proporcionarem superfícies inferiores lisas. Os materiais de enchimento devem ser preferencialmente leves e de custo baixo, sendo mais comuns os de material cerâmico, principalmente