Lagarta falsa medideira
O presente trabalho busca maiores conhecimentos e estudo dos meios de controle do inseto praga, popularmente conhecida entre os agricultores pelo nome comum de lagarta falsa-medideira, tendo como nome cientifico Pseudoplusia includens, pertencente a ordem dos lepdopteros, família noctuidae, tribo Plusinii ( Walker, 1857 ). Este inseto, até então considerado como praga secundaria, nas ultimas safras em muitas regiões, essa lagarta tem sido considerada uma das pragas principais, acarretando grandes prejuízos aos agricultores. A família a qual pertence este inseto é muito extensa compreende cerca de vinte mil espécies, com ocorrências em diversas regiões do Brasil e também em outros países, tem como hospedeiro varias culturas fumo, feijão, tomate, algodão, soja e outras.
Esta praga tem difícil controle, pois atacam o dossel inferior da planta, conhecida como baixeiro entre os agricultores, assim, dificultando a chegada do produto químico em quantidade e qualidade até o alvo principal, também o uso inadequado de inseticidas por parte dos produtores, como dosagem, produtos não seletivos a inimigos naturais e frequência de uso dos mesmos, sem ter informações quanto ao nível do dano para a tomada de decisão, vem causando o tão temido pelos pesquisadores e conhecido como “Deserto Biológico“ , contribuindo dessa maneira para dificultar o controle e aumentando o custo da cultura, ou seja, caminhando contrario a uma produção sustentável.
Estudando o ciclo da lagarta falsa-medideira percebe que a mesma passa por quatro fases ( Mariposa, ovo, larva e pupa ) e que também não existe o melhor inseticida, mas sim a melhor estratégia de controle, dessa forma ocorrendo ganhos mútuos do famoso tripé ( ambiental, social e econômico ).
A tomada de decisão por partes dos produtores quanto ao uso de agrotóxicos e a orientação por partes dos técnicos, precisam ser melhores estudas e bem planejadas, deixando de lado interesses pessoais e acatando o famoso