CULTURA DA SOJA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
RELATÓRIO PRODUÇÃO DA
CULTURA DA SOJA
INTRODUÇÃO
A cultura da soja atingiu 132 anos de presença no Brasil em 2014. A exploração da oleaginosa iniciou-se no sul do país e hoje já é encontrada nos mais diferentes ambientes, retratado pelo avanço do cultivo em áreas de Cerrado.
Nos anos 80, a soja liderou a implantação de uma nova civilização no Brasil Central (principalmente nos estados de Goiás e Mato Grosso), levando o progresso e o desenvolvimento para regiões despovoadas e desvalorizadas. A expansão continua em novos territórios do bioma Cerrado, estabelecendo uma nova fronteira agrícola chamada de Mapitoba – Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, no Norte e Nordeste do país. Apesar das condições edafoclimáticas ideais para o cultivo da soja, o crescimento contínuo da área cultivada na região enfrenta desafios como avanço em logística para o transporte do grão e além disso, impasses na questão ambiental, na qual o código florestal tenta reduzir o desmatamento na região. Segundo o levantamento da safra brasileira de grãos 2013/14, divulgado em novembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as colheitas alcançaram a produção recorde de 87,85 milhões de toneladas em 28,75 milhões de hectares cultivados, já o estado de Mato Grosso na safra de grãos 2013/14 atingiu uma produção de 25,28 milhões de toneladas e uma área plantada de 8,13 milhões e hectares segundo a Conab.
O crescimento da cultura da soja no país esteve sempre associado aos avanços científicos e a disponibilização de tecnologias ao setor produtivo. A mecanização e a criação de cultivares altamente produtivas adaptadas às diversas regiões, o desenvolvimento de pacotes tecnológicos relacionados ao manejo de solos, ao manejo de adubação e calagem, manejo de pragas e doenças, além da identificação e solução para os