Pragas E Doen As Da Soja
Por: Nágila Ferigotti
Técnica em agropecuária
2012
Pragas
Muitas espécies de insetos atacam a soja, mas poucas são as que ordinariamente lhe causam grandes prejuízos. Algumas espécies só ocasionalmente podem ser consideradas realmente pragas.
Lagartas e percevejos são as pragas principais. Outros insetos que aparecem na lavoura, como besouros, tripés, cigarrinhas, etc., são de pouca importância econômica.
As lagartas e percevejos que causam mais danos à soja são a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), a falsa medideira (Plusia Spp), a broca do colo (Elasmopalpus Iignosellus), a falsa medideira (Plusia Spp), o percevejo verde (Nezara viridula), o percevejo verde pequeno (Piezodorus guildini) e o percevejo marrom (Euschistus heros).
A lagarta da soja e a falsa medideira danificam a folhagem especialmente após o florescimento. A broca do colo prejudica o “stand” quando atinge população elevada no início do desenvolvimento da cultura.
Os percevejos sugam a folhagem e grãos. Eles depreciam a qualidade dos grãos e chegam a causar perda total da produção quando alteram o processo fisiológico da planta.
Principais pragas
- Lagarta da soja: a lagarta da soja mede aproximadamente 3cm de comprimento quando bem desenvolvida, e é reconhecida por listras brancas longitudinais no dorso e por não medir palmo ao caminhar. Sua coloração normalmente verde pode variar, chegando em circunstâncias especiais a ser quase negra.
- Lagarta falsa medideira: a lagarta falsa medideira difere da lagarta da soja por medir palmo ao caminhar e por listras longitudinais do dorso mais largas.
- Broca do colo: a broca do colo, pequena lagarta de aproximadamente 2cm comprimento, penetra no caule das plantas novas, na altura do colo, e nele cava uma galeria. É de cor branca esverdeada, marrom ou vinho. Tem cabeça pequena de cor marrom escura e apresenta segmentos bem distintos ao longo de todo corpo. Molestada, reage violentamente.
-