Lactentes
Os pais ficam loucos por novidades, mas não adianta apressar os passos dos bebês. Cada nova habilidade é o aperfeiçoamento de uma anterior ou a combinação de outras já aprendidas. Segue uma seqüência predeterminada porque quem comanda esse espetáculo é o cérebro, e seu amadurecimento se dá em etapas. Leva a criança a firmar a musculatura dos olhos, depois a sustentar o pescoço, o tórax, até lá na frente ficar em pé. Não é preciso fazer malabarismos. O interesse, o afeto, os cuidados com o bebê são estímulos naturais sempre renovados pelos avanços da criança, que provocam novas respostas nos adultos.
Crescimento e Desenvolvimento
O crescimento e o desenvolvimento, usualmente referido como unidade, expressam o somatório de numerosas alterações que ocorrem durante a vida de um indivíduo.
1. Crescimento: significa divisão celular e conseqüente aumento de massa corpórea que pode ser identificada em unidade tais como g/dia, g/mês, kg/mês, kg/ano, cm/mês, cm/ano, isto é aumento de “unidade de massa” em determinada “unidade de tempo”.
Então crescimento significa aumento físico do corpo, como um todo ou em suas partes, e pode ser medido em termos de centímetros ou de gramas.
Peso, Estatura e Perímetro Cefálico.
Peso e altura são os dois índices mais importantes na avaliação do crescimento. O peso é mais usado por sua fácil obtenção, mas a altura é um indicador mais seguro: o primeiro sofre influência de muitos fatores, podendo diminuir, o que nunca ocorre com a altura.
No primeiro ano o crescimento é muito rápido, especialmente durante os 6 primeiros meses. Os lactentes ganham 680g por mês até os 5 meses de idade, quando o peso do nascimento é pelo menos duplicado. Um peso médio para uma criança de 6 meses de idade é de 7,26kg. O ganho de peso reduz sua velocidade durante o segundo semestre de vida. Em torno de 1 ano de idade, o peso de nascimento do lactante foi triplicado, para um peso médio de 9,75kg.
A altura aumenta em torno de