Lactato
Introdução:
O lactato ou o ácido lático é um subproduto do metabolismo aeróbico e serve para avaliar o funcionamento do sistema de fornecimento de energia do organismo de cada pessoa. O lactato é formado continuamente durante o repouso e o esforço muscular relativamente breve e de grande intensidade. As adaptações dentro dos músculos induzidas pelo treinamento aeróbico permitem os altos ritmos de renovação do lactato. Assim sendo, o lactato acumula-se para os níveis mais altos de exercício que no estado destreinado. (WIMORE & COSTILL, 2010, p. 122).
Durante a recuperação após um exercício exaustivo, o ácido lático é removido do sangue e dos músculos. Em geral, são necessários 25 minutos de repouso-recuperação para remover a metade do ácido lático acumulado. (PLOWMAN, SHARON A.; SMITH, DENISE L, 2010).
Neste trabalho temos como objetivo avaliar os resultados sobre o lactato dos alunos na Recuperação Ativa e Recuperação Passiva.
Metodologia:
Os dados que serão passados aqui são de dois alunos um do sexo feminino e outro masculino com idade, peso e altura diferenciados, o teste que será aplicado é o TESTE DE ESTEIRA ERGOMÉTRICA – PROTOCOLO: BRUCE
Antes de começar a realizar o teste, a frequência cardíaca, a pressão arterial, o lactato e a glicemia são medidas em repouso. Após coletar os dados, a pessoa começa um exercício na esteira em uma velocidade de 1.7mph e 10% de inclinação. Ao passar de cada 3 minutos, a velocidade vai aumentando aproximadamente 0.8mph e a inclinação em 2%.
A duração do exercício depende da capacidade física do aluno, e com duração no máximo de 15 minutos.
Resultados e Discussão:
Após o termino do teste, vimos nos alunos que o lactato durante os 6 primeiros minutos a concentração do lactato dos alunos se manteve baixa e a partir dos 9 minutos ela começou a aumentar. Durante a recuperação o lactato aumentou durante os 6 primeiros minutos e depois a partir dos 9