ringer lactato
Uso
O soluto de Ringer é administrado por via intravenosa a pacientes para reposição de fluidos e eletrólitos perdidos por doença ou lesão. A concentração de eletrólitos e água é desenvolvida para imitar a composição do plasma sanguíneo. Essa solução pode ser prescrita junto com uma solução de açúcar (geralmente a dextrose) para fornecer uma fonte de calorias. O soluto de Ringer pode também ser usado em associação com uma variedade de medicamentos intravenosos, para dilui-los.
Composição
A proporção de eletrólitos e água no soluto de Ringer é cuidadosamente balanceada para que ele possa ser usado eficazmente pelo corpo. Em cada 100 ml de soluto de Ringer, há 600 mg de cloreto de sódio, 20 mg de cloreto de cálcio, 30 mg de cloreto de potássio e 310 mg de lactato de sódio. O pH do soluto de Ringer é ajustado para ser 6.6, e um litro dessa solução possui nove calorias.
Função
A reidratação a partir da água do soluto de Ringer é vital, já que o que peso total do corpo é composto de 70% de água. Uma perda significativa de água e dos íons nela contidos resultará em extrema perturbação de todos os sistemas importantes do corpo. Se muita água é perdida, o pH do corpo pode se tornar muito ácido, uma condição que se chama acidose. O lactato contido no soluto de Ringer ajuda o organismo a combatê-la.
Efeitos colaterais
Como o soluto de Ringer é administrado via intravenosa, um efeito colateral comum é irritação no local da injeção. Ainda que incomuns, reações alérgicas,