Limiar de Lactato
CONCEITO
O piruvato, o metabólito central da via glicolítica, tem dois destinos: ser transportado para a mitocôndria e ser utilizado no ciclo de Krebs, ou ser convertido a lactato, e no caso do lactato este pode ser removido para sintetizar mais glicose (chamaremos de Clearence).
Os Limiares de lactato são os pontos em que o aumento na concentração de lactato sanguíneo altera sua taxa, no caso do exercício em carga progressiva, essa taxa aumenta.
O primeiro limiar ocorre devido a saturação dos transportadores MCT, ocorrendo então, um acumulo de piruvato fora da mitocôndria, o que leva esse piruvato a ser convertido a lactato.
O segundo limiar corresponde ao ponto em que a crescente produção de lactato supera a capacidade do organismo de utilizar o lactato no ciclo de cori, o que causa outro aumento na taxa do acúmulo de lactato.
A partir dos limiares de lactato traçados, podemos visualizar zonas de treinamento de acordo com a intensidade.
A zona abaixo do 1 L.L. é denominada Sub aeróbia, entre os 2 limiares, é a zona aeróbia, dividida em extensiva e intensiva, e acima do 2º limiar, zona anaeróbia
METODOLOGIA
Existem duas técnicas básicas:
a) técnica Invasiva
b) técnica não Invasiva
Na Técnica Invasiva - os resultados são obtidos através da análise de amostras de sangue após ou durante intensidades de esforço diferentes (é invasiva porque existe uma invasão do corpo do sujeito testado).
Na Técnica não Invasiva - os resultados são obtidos através da análise da resposta ventilatória durante um exercício de cargas progressivas. (não existe invasão do corpo do sujeito). É o chamado Teste Ergoespirométrico.
Técnica Invasiva
São coletadas amostras de sangue para que seja determinada a concentração de lactato em diferentes intensidades de esforço.
Pode ser realizada em laboratório ou em campo: Em laboratório, são:
Testes Contínuos - com aumento de carga progressivo
Testes Intermitentes - várias velocidades