Laboratório fisica
A física está baseada na medição das grandezas físicas utilizadas para descrever as mudanças que ocorrem no universo. Cada grandeza é medida como múltiplo de alguma unidade (metros, segundos, quilômetros por hora…). Todas as unidades usadas podem ser expressas como combinações de algumas unidades fundamentais.
Neste trabalho vamos utilizar as medidas escalares, o resultado de qualquer processo de medição de uma grandeza escalar é expresso por um número real que chamamos de [pic] e esse numero assim acompanhado do [pic]x que no caso seria o erro da medição. Aprenderemos também como usar a regra da propagação de uma medida com “erro”.
Para se efetuar medidas é necessário escolher uma unidade padrão para cada grandeza física. Um padrão muito conhecido é o quilo (padrão).
Em 1971, a 14ª Conferência de Pesos e Medidas escolheu sete grandezas como unidades fundamentais, formando a base do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) conhecido como sistema métrico, e em 1983 na 17ª Conferência Geral de Pesos e Medidas a unidade de comprimento – o metro – foi definida como a distância percorrida pela luz durante um intervalo de tempo precisamente determinado.
1.2 – TIPOS DE ERROS:
Os erros podem ser classificados em três categorias:
Erros grosseiros: Decorrem da falta de prática ou cuidado do operador, erros de leitura, erros de paralaxe (ângulo de observação).
Erros sistemáticos: Podem ser introduzidos pelo observador, por exemplo, usar um instrumento não calibrado ou um atraso no disparo de um cronômetro;
Erros acidentais: Ocorrem ora para mais, ora para menos, devido às causas temporárias que variam durante a realização de medidas.
Consideremos os erros acidentais para facilitar o entendimento. Depois de pesar os objetos n vezes, notando que há uma pequena diferença entre