Laboratorio fisica
Experimento: BIPOLO RESISTOR
(Resistencia Equivalente)
Turma Par
Professor da Teoria:
RESUMO
Em qualquer circuito elétrico é possível que se organize um conjunto de resistores interligados entre si, e assim possamos chamar essa organização de associação de resistores.
Aqui apresentamos duas associações: em série, que é a ligada em sequência um atrás do outro propriamente dito em um único trajeto, e a outra é a associação em paralelo, que basicamente significa dividir a mesma fonte de corrente.
INTRODUÇÃO
Lei de Ohm e a Associação de Resistores
A Lei de Ohm foi assim chamada graças ao alemão que a formulou, o físico Georg Simon Ohm (1787-1854), onde afirmou que a razão da diferença de potencial (V) e a corrente elétrica (i) em um condutor deve variar proporcionalmente, assim, a resistência elétrica para dado resistor será uma constante, essa constante é denominada de resistência elétrica e esse condutor ôhmico.
Um dispositivo muito utilizado que obedece a lei de ohm é chamado de resistor, cuja função é controlar a intensidade de corrente elétrica que passa por um determinado aparelho, transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, às vezes com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito, porém alguns materiais a resistência elétrica não é constante ela depende da diferença de potencial.
Associação de resistores é muito comum em vários circuitos elétricos. Isso é feito quando se deseja obter valor de resistência maior ou menor do que aquele que é fornecido por um resistor apenas. Aqui foram associados os resistores de duas maneiras básicas que são: associação em série e associação em paralelo. Como resultados obtemos a chamada resistência equivalente.
Materiais e Métodos
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: Resistores
Multímetro
Fios conectores
Placa de