Diferença do tecnico e do tecnólogo em segurança do trabalho
Muitos confundem os cursos técnicos com os tecnólogos, ou acreditam que os tecnólogos são voltados para a tecnologia. O curso técnico tem duração de um ano e meio, no mínimo, mas a média de duração é dois anos. Já os tecnólogos dão título de curso superior, com duração entre dois anos e três anos e meio. Nos cursos tecnólogos, há uma restrição de disciplinas na comparação com a faculdade tradicional, que também são flexíveis. As aulas garantem profundidade, de forma que o estudante com curso tecnólogo é rapidamente inserido no mercado. A outra diferença, é que o curso técnico é reconhecido por ordens de classe, ou seja, o técnico é certificado e pode ter um registro, como o do CREA, hoje em dia o mercado de trabalho está valorizando mais os profissionais com curso técnico.
ONDE E COMO ATUA O TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO:
O profissional de Segurança do Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla. Ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais.
O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?
O profissional de Segurança do Trabalho atua conforme sua formação quer seja ele médico, técnico, enfermeiro ou engenheiro. O campo de atuação é muito vasto. Em geral o engenheiro e o técnico de segurança atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA, os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento. Muitas vezes esse profissional também é responsável pela implementação de programas de meio ambiente e ecologia na empresa.
E O TECNÓLOGO, ONDE ATUA?