Laboratório de oscilações e ondas
Luis Marcos de Sousa Xavier
Semestre. 2012.1
- PÊNDULO SIMPLES -
Sobral – CE
Março/2012
Introdução
Um pêndulo simples consiste em um fio leve e resistente, constituindo na sua extremidade inferior, por exemplo, um objeto metálico de massa m, em um plano vertical em torno de um eixo situado em sua outra extremidade.
Verificar as leis do pêndulo, determinar o valor da aceleração da gravidade local g. Descrever o que ocorre quando o pêndulo simples é deslocado da sua posição de equilíbrio e então solto, determinar o tempo médio de uma oscilação completa de um pêndulo simples, determinar o período de oscilação de um pêndulo simples com pequenas e diferentes amplitudes, determinar o período de oscilação do pêndulo simples, determinar o período de oscilação para diferentes comprimentos do pêndulo simples, observar alguns fatores que influem no período de um pêndulo simples.
Fundamento Teórico Pêndulo simples consiste em uma experiência que está sob a ação do peso e força de tração T, no momento em que está em deslocamento, para determinar a ação da força gravitacional que estar atuando no mesmo, nos variados comprimentos (L), utilizamos as formulas físicas seguintes.
F = - kx (mhs)
Fr = ma -ma a = -g senƟ a = -kxm k = -max
Existem duas forças aplicadas à massa: o peso (p=mg) e a tensão (T).A resultante entre a tensão e a componente radical do peso ( mg cosƟ) proporciona a força centrípeta (Fc) necessária para que trajetória da massa seja um arco de circunferência de raio (L) centrado no ponto de sustentação do fio. A componente tangencial do peso (mg senƟ) é a força restauradora que age mudando o módulo da velocidade da massa m, mas ela não é proporcional à elongação (Ɵ) e sim ao (senƟ), ou seja: S = LƟ d2sdt2 =L d2Ɵdt2 T – mg cosƟ = m v2L -mg senƟ = m d2sdt2 -g senƟ = L d2Ɵdt2