Estudo de ondas
As ondas, como são denominadas as oscilações periódicas de uma grandeza ao longo do espaço, podem interagir com o ambiente ao seu redor de varias maneiras. Para estudar seu comportamento, realizou-se uma série de experimentos baseada em um questionário pré-definido.
Essas experiências se deram com o auxílio de simuladores de ondas disponíveis na página online do PhET, um compêndio de simulações interativas de várias áreas da ciência.
2. Revisão Bibliográfica
Características básicas de uma onda
O período de uma onda é o intervalo de tempo necessário para esta percorrer a distância de um comprimento de onda que, por sua vez, corresponde à distância entre duas cristas (ou dois vales).
A frequência, é o numero de oscilações concluídas durante um intervalo de tempo (quando em segundos, a frequência será em Hertz). O numero de oscilações é também a quantidade de comprimentos de onda percorridos.
Finalmente, a amplitude da onda será a o deslocamento máximo (quando há uma crista ou um vale) que ocorre no eixo perpendicular à direção do movimento da onda.
Difração
Uma onda, ao passar por uma fenda ou orifício, sofre um alargamento devido ao princípio de Huygens, que propõe que cada ponto de uma frente de onda gera novas ondas. Com isso as ondas podem se flexionar ao redor de obstáculos ou se alargar através de passagens estreitas.
3. Material
Software de simulações “Phet – Interative Simulations”, disponível on-line no link http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics.
4. Procedimento Experimental
No laboratório de informática foi acessado o site do PhET, no qual foi iniciado a simulação “Ondas em Corda”. Usando a onda em pulso e a corda com extremidade solta, o valor da amplitude foi sendo alterado para verificar a altura inicial da onda e o deslocamento do anel na extremidade da corda, com auxílio das réguas do simulador. O procedimento foi repetido com a extremidade da corda fixa, e depois com uma corda infinita.
A