ACUSTICA ESTUDO GEOMETRICO ONDA
Estudo Geométrico da
Onda Sonora
O estudo da propagação do som nos espaços fechados, visam estabelecer condições geométricas e dinâmicas aceitáveis para as ondas sonoras
Essas condições dificilmente podem ser determinadas de uma maneira exata, de modo que, na maior parte das vezes, nos limitamos a fazer hipóteses simples que nem sempre se comprovam na prática Assim, no estudo geométrico da onda sonora, supomos uma reflexão uniforme dos raios sonoros que incidem sobre as paredes que limitam o ambiente em consideração, enquanto no estudo dinâmico do regime sonoro, consideramos uma perfeita difusão da energia sonora.
Mesmo com essas simplificações, a prática tem mostrado que os resultados obtidos nas principais propriedades acústicas das salas, com relação ao regime sonoro produzido nas mesmas, são plenamente satisfatórios.
Compreende-se de imediato que esse proceder é bastante grosseiro em sua simplicidade, pois as fontes sonoras, na maior parte dos casos, são distribuídas
(orquestra) e deslocáveis;
Por outro lado os raios sonoros, além de sofrerem difrações, sofrem reflexões sucessivas antes de se extinguirem.
Assim mesmo o estudo pelo método geométrico pode conduzir a bons resultados, desde que se tenha sempre em mente as limitações das simplificações adotadas.
A orientação a seguir deverá ser:
A distribuição da energia sonora global pelo recinto deve ser a mais uniforme possível, não devendo existir zonas de excessivas concentrações, zonas de silêncio nem fenômenos de eco.
O amortecimento das ondas refletidas nas paredes não deve ser inferior a um certo limite, que depende da natureza do som em questão e das características da sala (tempo de reverberação), a fim de que as emissões sonoras simples sejam claramente percebidas.
A orientação a seguir deverá ser:
A distribuição da energia sonora global pelo recinto deve ser a mais uniforme possível, não devendo existir zonas de excessivas concentrações, zonas de silêncio nem