Relatório
Prática 01 – Pêndulo Simples - Parte I
Componentes:
Curso: Engenharia Civil Data da Prática:
Professor:
SUMÁRIO OBJETIVOS
1.INTRODUÇÃO 4
2.MATERIAL NECESSÁRIO 6
3.PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 7
4.RESULTADOS 8
5.CONCLUSÃO 9
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
OBJETIVOS
Analisar o período versus massa; Analisar o período versus comprimento; Calcular o valor da aceleração da gravidade; Determinar a dependência entre o período de oscilação e o comprimento do pêndulo simples.
INTRODUÇÃO
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra, representado da seguinte forma: COMPONENTES DE UMA ONDA Uma onda é formada por alguns componentes básicos que são: Sendo A a amplitude da onda.
Pág. 04
É denominado comprimento da onda, e expresso pela letra grega lambida (λ), a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos. Chamamos período da onda (T) o tempo decorrido até que duas cristas ou dois vales consecutivos passem por um ponto e freqüência da onda (f) o número de cristas ou vales consecutivos que passam por um mesmo ponto, em uma determinada unidade de tempo. Portanto, o período e a