Laboratório de Física 1E
TÍTULO: MEDIDAS FÍSICAS E A PROPAPAGAÇÃO DE ERRO
OBJETIVOS 1- Aprender a manipular equipamentos de medidas.
2- Avaliar erros de medidas e como estes se propagam em expressões matemática (calcular a propagação da incerteza).
INTRODUÇÃO
No 1° experimento foi realizada a mensuração do diâmetro das duas esferas utilizando a régua, com base nos dados coletado foram calculados o raio e o volume de ambas.
No 2° experimento realizou-se a mensuração da massa das esferas e foram determinadas suas respectivas densidades. Todas as medidas coletadas possuem o cálculo da propagação da incerteza e conseqüentemente todos os dados foram transcritos e organizados em tabelas que estão presentes nesse relatório.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Incertezas de uma medida
Um dos princípios básicos da física diz: “Não se pode medir uma grandeza física com precisão absoluta”, ou seja, “qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada”. De acordo com esse princípio, o valor medido nunca representa o valor verdadeiro da grandeza, pois este nunca é conhecido com total certeza. Quando este resultado (número e unidade) vai ser aplicado ou registrado é necessário saber com que confiança se pode dizer que o número obtido representa a grandeza física. O valor medido ou o resultado deve ser expresso com a incerteza da medida, utilizando uma representação em uma linguagem universal, fazendo com que seja compreensível a outras pessoas. Chama-se valor verdadeiro ou valor do mensurando ao valor que seria obtido se a medição da grandeza fosse feita de maneira perfeita e com instrumentos perfeitos. Por isso, deve-se necessariamente associar um erro ou desvio ao valor de qualquer medida. É importante salientar que a palavra erro não tem, aqui, o significado de distração, descuido ou engano, pois estes podem ser evitados, enquanto o erro experimental não pode ser evitado, mesmo nas medições mais precisas.¹
Nestas condições,