RELATÓRIO DE FÍSICA LASER E DIFRAÇÃO
ENGENHARIA – TURMA A - NOTURNO
Relatório
Laboratório de Física IV
A medida do comprimento de onda de um laser, com barramento linear. Prof° José Ricardo Melges Bortolin
RA
NOME COMPLETO
Alex Aguiar
Ana Carolina
Carlos Saito
77656
Cleyton Danilo
David A.
David F. Arantes Ortiz
ARARAS, SP
NOVEMBRO / 2014
2
1 – INTRODUÇÃO
Um raio luminoso é uma representação da propagação de uma frente de ondas eletromagnéticas, em uma determinada direção. Por definição, uma frente de ondas é o lugar geométrico de todos os pontos adjacentes que possuem a mesma fase da vibração da onda eletromagnética. Para uma fonte pontual, estas frentes de onda são representadas por círculos concêntricos com os raios luminosos perpendiculares a estas frentes. Se a frente de ondas está muito distante da fonte, estas podem ser consideradas como frentes de ondas planas e neste caso, os raios são representados por feixes aproximadamente paralelos. Consideremos, em resumo, alguns dos princípios e leis para a óptica geométrica:
Três são os princípios da óptica geométrica:
(I) Nos meios homogêneos e isotrópicos (um material que possui as mesmas propriedades em todas as regiões e em todas as direções) a luz se propaga em linha reta em todas as direções e sentidos.
(II) Um raio de luz não interfere na trajetória de outro raio de luz, cada um se comportando como se o outro não existisse.
(III) A trajetória percorrida por um raio de luz é a mesma que ele percorreria caso seu sentido de propagação fosse invertido.
A luz vermelha emitida pelo laser consiste de uma radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é menor do que um milionésimo do metro. Devido a diferenças microscópicas nos cristais do diodo laser, o comprimento de onda de cada conjunto não pode ser especificado numa faixa de 660 a 680 nanômetros (1 nanômetro = 10^-9).
Para tal experimento, utilizaremos a técnica de