laboratório de eletrônica
Engenharia Elétrica/ Eletrônica
Disciplina: Eletrônica 1
Professor (a): Bruna
CURVA DO DIODO ZENER
Jéssica Aguiar do Prado - 21170047
Lenilson da Silva Medeiros – 21170026
24/05/13
Relatório do experimento do laboratório de Eletrônica 1 apresentado ao professor (a): Bruna como requisito parcial da nota de 2º bimestre de
Eletrônica 1, cadeira de Engenharia Elétrica.
Conteúdo
Objetivo
Obter dados dos cálculos realizados no diodo zener.
Medir e traçar as curvas características dos dispositivos.
Registrar as formas de ondas dos resistores e explicar o comportamento dos circuitos em relação a regulação realizada pelo diodo zener.
Introduções teóricas
Diodo Zener
Existem vários tipos de diodos com as mais diversas aplicações. O mais comum deles é o diodo retificador, que permite a passagem de corrente em apenas um sentido. Inicialmente os diodos zeners também operam desta forma, mas eles têm características singulares, que os tornam adequados para manter uma determinada tensão fixa em um circuito.
Sabemos que a tensão encontrada nas tomadas domésticas costuma apresentar variações. Por outro lado os aparelhos eletrônicos precisam de tensões constantes para trabalhar adequadamente. Para manter a tensão constante nos circuitos eletrônicos existem alguns dispositivos, sendo o mais comum os diodos zeners. Em conjunto com outros componentes eles podem receber tensões que variam e "transformá-las" em umas tensões constantes.
Funcionamento básico
Quando polarizado diretamente, um diodo zener conduz como um diodo retificador, ou seja a partir de aproximadamente 0,6V de tensão entre os seus terminais começa a haver a circulação de uma corrente. Nesta situação a tensão se estabiliza em aproximadamente 0,7V.
A grande diferença entre os diodos retificadores e os diodos