Ciclos Biogeoquímicos - Resumo
Aula 1 : Introdução aos ciclos biogeoquímicos
⦁ Nos oceanos a evaporação supera a precipitação atmosférica produzindo um excesso de vapor que se desloca em direção aos continentes.
⦁ No continentes, a precipitação supera a evaporação, resultando em um fluxo de águas fluviais em direão aos oceanos fechando o ciclo.
⦁ A fonte de energia para o ciclo hidrológico é o sol, que é uma fonte externa ao planeta e por isso, esse ciclo faz parte de um conjunto de processos geológicos chamado Dinâmica Externa.
⦁ Apesar do ciclo da água ser simples, ele envolve vários processos bem complexos que são resultantes da interação da água com outros compartimentos da paisagem. Ao longo do ciclo, a água entra em contato com diferentes substancias e acaba tendo a sua composição química alterada. Exemplos: Gases atmosféricos, vegetação, solo, etc. Ao atravessar a copa de uma árvore (de uma floresta, por exemplo), ela escorre pela planta, depois atinge o solo. Neste percurso a água muda a sua composição.
⦁ A água que infiltra o solo é chamada de água de percolação.
⦁ A água que passa diretamente sobre o solo em direção a um curso de água é chamada água de escoamento superficial.
⦁ Quando a água cai no solo e é absorvida por uma planta, ela é transportada para cima através da planta e é transpirada a partir da superfície da folha. Assim, a água retorna a atmosfera, sendo chamado de evapotranspiração.
⦁ A água que infiltra o solo abaixo a zona de raízes pode encontrar uma zona do solo totalmente saturada de água, onde os poros do solo estão completamente preenchidos por água. A porção do solo onde isso ocorre é chamada Lençol Freático.
⦁ A água subterrânea flui lateralmente devido a ação da gravidade, através dos poros. Quando o lençol freático intercepta a superfície terrestre, passa a fluir na forma de nascentes, rios, pântanos e lagos.
⦁ A contínua contribuição de água subterrânea para os rios (importante nos períodos secos), se chama Fluxo de