laboratorio eletronica
Ponte de WheatstoneAlunos: Isabela Sally, Rodrigo Abdon e Yuri Benevides
Disciplina: Eletricidade/eletrônica
Data: 08/10/2014
Professor: Mauro
Introdução
Relatório do experimento realizado no dia 10 de setembro de 2014 no laboratório de Eletricidade/Eletrônica do CEFET/RJ, com objetivo de comparar os valores obtidos através de experimentos práticos com aqueles calculados de forma teórica seguindo a mesma base de análise.
A base de estudos adotada para tal experimento foi a ponte de Wheastone, que consiste na análise de um dado circuito com o fim de se determinar uma resistência, seguindo as leis Kirchhoff e demais conceitos físicos de eletricidade.
Todos os dados apresentados foram obtidos através de medição de valores com devidos instrumentos específicos para valores medidos ou através de aplicação de fórmulas para a obtenção de valores teóricos.
Contexto Teórico
A ponte de wheatstone é um método mais refinado de se determinar a resistência de um resistor. Consiste em dois ramos de circuito contendo dois resistores cada um e interligados por um galvanômetro (No experimento em questão, o galvanômetro será representado pelo multímetro). Todo conjunto deve ser ligado a uma fonte de tensão elétrica. A figura abaixo mostra a montagem de uma ponte de Wheatstone:
Nesta montagem, para determinar a resistência desconhecida RX, devemos ajustar qualquer resistência variável de modo que não haja passagem de corrente pelo galvanômetro. Isso acontecerá quando os nós C e B possuírem o mesmo potencial, ou seja, o galvanômetro meça 0 Volts, situação na qual a seguinte relação de proporcionalidade é respeitada:
Uma alternativa para se encontrar o valor da resistência desconhecida caso as outras resistências não possam ser ajustadas é utilizar o valor medido pelo galvanômetro para o cálculo da resistência.
Consequentemente também podemos encontrar a corrente elétrica presente entre os nós C e B utilizando a Lei de Kirchhoff das