JUNTA DILATAÇÃO
Caso este espaçamento tenha presença de algum material rígido ou que tenha perdido suas propriedades de elasticidade, o mesmo produzirá tensões indesejáveis na estrutura, e assim impedir ou restringir o movimento decorrente da dilatação térmica previsto para a mesma, originando assim tensões superiores aquelas a serem absorvidas, logo poderá ocasionar fissuras nas lajes adjacente à junta, ocasionando a possibilidade de se propagar às vigas e pilares próximos.
A largura da junta depende do deslocamento previsto, geralmente está entre 2 e 3 cm, podendo ter larguras maiores. Algumas de suas aplicações mais comuns são em; lajes, viadutos, pontes, calçadas, quadras poliesportivas, e etc.
No desenvolvimento de um projeto arquitetônico de grande porte, o engenheiro estrutural deve ser consultado para definir o número e a posição das juntas de dilatação.
Estruturas e edificações feitas de concreto necessitam de um espaçamento ou canais para permitir a expansão térmica. As juntas proporcionam: segurança, beleza e durabilidade. Evitam o risco de ter um piso/revestimento com metade da vida útil que seria esperado. São resistentes e decorativos, disponíveis em diversas alturas e espessuras. Podem ser aplicadas em edifícios, shoppings, hospitais, aeroportos, estádios, garagens, túneis, pontes, passarelas, viadutos, entre outros.
Engenheiro garante segurança das arquibancadas do José Cavalcanti
Depois de receber a visita da Policia Militar, averiguando os itens de segurança nas instalações do estádio municipal José Cavalcanti. O engenheiro Lélis Trindade, ex-secretario de infra-estrutura da prefeitura de Patos, fez no dia de ontem (20) uma averiguação na estrutura de algumas arquibancadas.
A arquibancada central situada por trás da trave que dá acesso aos portões principais do estádio apresentou algumas