Laboratorio
ACADÊMICA:
CURSO: Engenharia de Produção DISCIPLINA: Processo de Fabricação II
PROF:
1- INTRODUÇÃO:
Este procedimento prescreve os conceitos básicos de usinagem, a usinagem é uma família de operações as quais podem ser realizadas manualmente ou por uma grande variedade de máquinas que empregam as mais variadas ferramentas.
A usinagem é o processo de fabricação onde as peças estão destinadas a remoção de cavacos por variados tipos de ferramentas, ate atingir a forma desejada. A usinagem é empregada geralmente para produzir formas com elevadas tolerâncias dimensional, bom acabamento superficial, e geometrias complexas.
A usinagem é uma operação secundária de processamento, é realizada em uma peça que já foi produzida por um processo primário tal como a laminação, forjamento ou fundição.
2- OBJETIVO:
Este relatório tem o objetivo entender e apresentar os conceitos básicos sobre usinagem. Este também apresenta os funcionamentos, tipos de movimentos e operações que podem ser realizadas e suas ferramentas.
3- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1- MATERIAIS :
Cabeçote
Brocas (usado para abrir o furo)
Machos (utilizado para abertura de roscas no furo)
Mandris
Fluido solúvel( refrigerante)
3.2- EQUIPAMENTOS:
Furadeira de bancada
Fresadora de bancada
Torno de bancada
3.3- MÉTODOS:
Furadeira de bancada: são máquinas constituídas por um motor elétrico, que tem como função principal executar furos nos mais diversos tipos de materiais. O motor da furadeira aplica uma alta velocidade de rotação a uma ou várias brocas com um movimento penetrativo que serão responsáveis pela remoção do material desejado.
O avanço é feito manualmente, em modo geral não ultrapassa os 60 milímetros de profundidade