Guia De Log Stica E Transporte
Guia de Logística e Transporte
Página Principal
A Importância da Gestão dos Estoques
Como A nunciar
Cadastrar Fornecedor
CA NA IS DE CONTEÚDO
A cha Fácil
Fornecedores
cotar
A genda de Eventos
A rtigos e Casos
A ssociações
Classificados
Conversões
Currículos e Vagas
Dicas
Dicionário Log
Distâncias em km
Enquete
Escolas
Estatísticas
Feiras e Salões
Fretes
Fuso Horário Mundial
Humor
Informações e
Curiosidades
Jogos
Legislação
Leilão Reverso
Livros Técnicos
Mapa da Logística
Medidas
Painel dos Transportes
Pergunte ao Especialista
Publicações
http://www.guialog.com.br/
Muitas empresas apresentam estoques equivalentes a 2 ou 3 meses de venda e, pior do que isso, 20% a 30% dele composto por itens obsoletos e até 50% constituído de itens de baixo valor e giro, conhecido tecnicamente como slow movers (ou slow moving).
Por outro lado, essas mesmas empresas apresentam problemas no atendimento de seus Clientes, nos itens de alto valor (classe A) e médio valor (classe B), incorrendo em rupturas. E isso quando não apresentam os mesmos problemas para os itens de menor valor (classe C).
Outras que melhor administram seus estoques, têm dificuldades com a variabilidade da demanda e com os lead-times de seus Fornecedores, gerando uma custosa sobrecarga nos estoques de segurança.
A combinação de fatores que afetam os níveis de estoques é gigantesca, e maior ainda são os impactos sobre a lucratividade e valor da empresa. Estoques mal administrados oneram o capital de giro da empresa, geram baixo nível de serviço aos Clientes internos e externos e contribuem diretamente para a queda da lucratividade. Estima-se que os custos financeiros e operacionais com estoques mal gerenciados gerem 2% a 3% de custo logístico adicional à empresa, em termos de receita de vendas.
Por sua vez, os custos financeiros e operacionais com a manutenção dos estoques atingem cifras que representam até 20% a 30% dos valores em estoques.
O fato de ainda estarmos na “infância” da gestão dos