LABORATORIO
1. INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade física da matéria, definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume: Densidade = massa/volume
A densidade de sólidos e líquidos, de acordo com o Sistema Internacional de unidades é representada em quilogramas por metro cúbico (kg/m³). Porém pode ser utilizada em gramas por centímetros cúbicos (g/m³) ou gramas por mililitro (g/ml).
2. OBJETIVO
Determinar experimentalmente a densidade absoluta (ρ) de uma solução.
Relacionar a densidade de uma solução com a quantidade relativa de matéria (solvente/soluto).
3. PARTE EXPERIMENTAL
A – REAGENTES, VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS
Como reagentes foi utilizado NaCl. As vidrarias utilizadas foram:
Béquer;
Erlenmeyer;
Tubo de ensaio;
Balança analítica;
Espátula de Aço;
Não foram utilizados outros equipamentos nessa aula prática.
B - PROCEDIMENTOS
Foram medidos 100ml de água destilada em uma proveta, respeitando o menisco e colocamos em um erlenmeyer de 250ml. Pesamos 3,99g de NaCl e o colocamos no erlenmeyer, agitamos até dissolver completamente. Pesamos o béquer com o tubo de ensaio 1 vazios e anotamos o valor. Após todo o sal estar dissolvido, coletamos 10ml de solução colocamos no tubo 1 e pesamos. Voltamos a solução para o erlenmeyer Adicionamos novamente 3,95g de NaCl, dissolvemos bem e novamente tiramos uma cota de 10ml. Pesamos o béquer com o tubo de ensaio 2, colocamos os 10 ml da solução no tubo de ensaio e pesamos novamente. Repetimos o procedimento até termos adicionado 36g de NaCl.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após medir a quantidade de massa do NaCL, medimos a massa do béquer com o tubo de ensaio, posteriormente a massa do béquer, com o tubo de ensaio e com mais 10 ml de solução da água com a massa de NaCl, obtendo a massa real da solução e assim podemos calcular a densidade da solução conforme os dados experimentais obtidos na tabela abaixo:
Massa de NaCl (g)
Massa da Tara (g)
Massa