trab
Modelos podem ser classificados em icônicos (representa da forma mais fiel possível o SFR - sistema físico real), diagramáticos (um conjunto de linhas e símbolos representam a estrutura ou o comportamento do SFR), matemáticos (idealização onde são usadas técnicas de construção lógica) e de representação gráfica (onde os segmentos de retas ou cores representam uma propriedade). ítulo 6 - Simulação
A simulação pode envolver protótipos ou modelos, em ambientes físico e reais. A simulação pode ser icônica, analógica (comparação de algo não familiar com algo familiar, que pouco se assemelha ao sistema real) e matemática. Ultimamente, o computador é muito utilizado, auxiliando podendo ser usado para computar resultados, como banco de dados e como auxílio no desenho.
Capítulo 7- Otimização
A otimização é o processo de procura por um melhor desenvolvimento e aproveitamento segundo algum critério. Geralmente, pode se identificar dois modelos de otimização: o modelo otimizante e o modelo entrada-saída. Há métodos de otimização por evolução, por intuição, por tentativa, gráfico e o analítico.
Capítulo 8 - Criatividade
Há requisitos para a criatividade são eles: conhecimento para a geração das soluções, esforço exercido, aptidão e o método empregado. No processo criativo devemos incluir a preparação, o esforço concentrado, o afastamento do problema, a visão da idéia e a revisão da solução. Porém, há algumas barreiras que afetam a criatividade do engenheiro, tal como o medo de críticas, entre vários outros.
Capítulo 9 - História da engenharia
Ao longo dos séculos, novas descobertas foram feitas e os conhecimentos foram avolumando. Com a expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação aos problemas práticos, surge o engenheiro. Quando no século XVIII se chegou a um conjunto sistemático e ordenado de