Karl Max
Para que possamos responder e entender sobre os pensamentos de Marx procuramos responder as questões de Montesquieu e Comte que são: Que interpretação Marx dá no seu tempo? Qual a visão da história? Que relação estabelece entre sociologia, filosofia da história e política? Num certo sentido, está exposição não tão difícil do que as precedentes. Não existindo milhões de marxistas, ninguém teria dúvidas sobre as quais tinham sido as idéias diretrizes de Marx.
Ele foi o filósofo da alienação, é sociólogo e o economista do regime capitalista. A teoria te Marx sobre regime e sobre a influência que exerce sobre os homens e sobre devenir pelo qual passará. Sociólogo e economista do que chamava de capitalismo, não tinha idéia precisa do regime capitalista, e não cansava de repetir que o homem não podia conhecer o futuro antecipamente.Sem muito interesse ,portanto se Marx foi Stalinista,Trotskista,partidário de Khruchtchev ou de Mao.Não obteve respostas ás questões que formulamos hoje, podemos procurar respondê-las por ele, mas as respostas serão nossas, não dele.
Marx viveu no século xIx pensava sobre seu tempo e sobre o futuro e o que ele poderia pensar de nosso tempo e nosso futuro essa análise tem dificuldades particulares algumas extrínsecas e outras intrínsecas.
Uma determinada interpretação da doutrina de Marx se transformou na ideologia oficial do estado russo, e em seguida dos estados da Europa oriental e o estado chinês. Essa doutrina oficial oferece uma interpretação autêntica do pensamento de Marx .
O primeiro que é chamado período de juventude, compreende os trabalhos escritos entre 1841 e 1847-1848.A partir de 1848,e até o fim dos seus dias, Marx aparentemente deixou de ser filósofo, tornando-se um sociólogo e sobretudo, um economista. A maioria dos que se dizem hoje maios ou menos marxistas tem a peculiaridade de ignorar a economia política do nosso tempo.
As duas obras mais importantes são um texto de 1859 intitulado contribuição a