Laboratorio
Um dos conceitos básicos que os profissionais precisam saber e muitas vezes se confundem é a diferença entre “desejo” e “necessidade”.
Primeiro vamos avaliar a diferença entre Necessidade e Desejo.
O primeiro é simplesmente um motivo biológico básico, enquanto o outro representa um modo que a sociedade nos mostrou, pelo qual a necessidade pode ser satisfeita. Segundo definição da wikipedia, em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação.
Olhando pelo prisma das empresas, ou pelas ações de marketing, enfatizamos aqui a busca por entender realmente qual é o seu negócio e como compreender as necessidades de seus clientes a fim de supri-las, para sustentarem os seus negócios considerando o longo-prazo.
Quando você compreende realmente onde está o foco da sua empresa, ou seja, no cliente e não no produto o sentido da palavra necessidade fica muito mais claro e direcionado. Pois você poderá focar sua empresa nas necessidades dos seus clientes e não nos objetivos dos seus produtos. Quando falamos da miopia que algumas empresas desenvolveram em seus negócios, entendemos que essas empresas não compreenderam o real significado de suprir as necessidades dos seus clientes, aguçando os seus desejos, ao invés de focar na necessidade por suprir os propósitos de seus produtos.
Quando compreendemos realmente quem são os nossos clientes, e vamos a fundo para identificar suas necessidades conseguimos desenvolver a consciência do desejo pelo nosso produto e assim suprir a demanda por ele. Isso que dizer que não existe miopia nesse caso, pois o foco estava no cliente ao invés do produto.
Lembre-se o marketing não cria necessidades, elas já existem o que fazemos é criar a consciência de que a necessidade