LABORATORIO ELETRICA 1
ENGENHARIA
Disciplina: Eletricidade Básica (Laboratório)
BIPOLO RECEPTOR “Resistor”- RESISTÊNCIA EQUIVALENTE
Nome: Ingrid Luana de Castro RA: C063GC-3 Turma: EC3R17
Nome: Kelly Fernanda Proença RA: C04402-4 Turma: EC2Q17
Nome: Luiz Felipe Lima Aguiar RA: C0687C-9 Turma: EC3S17
Nome: Ozéias Alves da Silva RA: C098DD-8 Turma: EC3S17
Prof da Teoria: Jonas
Prof. Dr. Luiz Fernando Charbel
(23 – mar – 2015)
RESUMO
Para esse experimento de Bipolo Receptor “resistor” foram coletadas informações com valores nominais e valores medidos do circuito em série e em paralelo que foi montado na bancada do laboratório, para com esses valores realizarmos os cálculos necessários para a conclusão do experimento, assim chegando no objetivo do trabalho que é encontrar a resistência equivalente de cada circuito e comparar valores nominais e medidos de resistência elétrica e equivalente dos resistores.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho envolve um conceito básico que é chamado de Associação de Resistores que consiste em organizar conjuntos de resistores interligados. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis tipos: série, paralelo e mista. Como já vimos, nesse experimento, iremos usar apenas dois tipos de associação.
Seguindo, como existe apenas um caminho para a passagem da corrente elétrica esta é mantida por toda a extensão do circuito. Já a diferença de potencial entre cada resistor irá variar conforme a resistência deste, para que seja obedecida a 1ª Lei de Ohm.
Para melhor entendimento, a 1º a Lei de Ohm afirma que, ao percorrer um resistor (R) a corrente elétrica (i) é diretamente proporcional à tensão (U)
U = R. i
Onde:
U : representa a tensão.
R: a resistência do resistor ou condutor. i: corrente elétrica.
A resistência (R) é uma constante de proporcionalidade que tem como unidade no SI o ohm (Ω), em homenagem ao físico Georg Simon Ohm que propôs a lei.