Introducao
A capacidade de aprender permite com que seja possível prever eventos futuros baseados nas regularidades passadas memorizadas, trazendo significativa vantagem adaptativa. Neste trabalho será apresentado um histórico do estudo da aprendizagem e memória, discutindo trabalhos que contribuíram para a distinção dos diferentes tipos de memória e seus mecanismos de funcionamento.
A memória humana é uma componente fundamental nas tarefas de compreensão verbal e escrita, no cálculo e raciocínio. Ela representa um papel fundamental no sistema cognitivo e poderá ser considerada responsável por algumas diferenças importantes de desempenho dos sujeitos nas tarefas escolares.
1.1 Objectivos
1.2 Objectivo geral
Conhecer o conceito de memória, seus tipos e características.
1.3 Objectivos específicos
Identificar o conceito de memória
Citar os tipos de memórias e sua caracterização;
Relacionar a memória e aprendizagem.
2. Conceito de memória
Memória é a capacidade de reter e recuperar informações um processo que produz alterações no nosso comportamento, permitindo que o indivíduo se situe no presente, considerando o passado e o futuro. Ela fornece as bases para todos os nossos conhecimentos, habilidades, sonhos, planos e anseios. Memória é, portanto, um aspecto central da existência humana. Assim, o conhecimento de sua natureza e bases biológicas é essencial para se entender a psique humana e desenvolver terapias relacionadas com as doenças cognitivas.
A memória é a função mental que permite reter informações, isto é, aprender;
A memória é o sistema de armazenamento que permite manter informações;
A memória é a capacidade de evocar, recordar as informações retidas.
3. Tipos de memória
3.1. Memória sensorial
A memória sensorial é um tipo de memória que tem origem nos órgãos dos sentidos, por isso, podemos falar de memória sensorial auditiva (ou ecóica), visual (ou icónica), olfactiva etc.
As informações obtidas pelos sentidos são retidas por um curto espaço