Doen As Relacionadas Aos Radicais Livres
Os radicais atuam em contato com o núcleo da célula, ao entrar em contato com o material genético(DNA), pode acarretar mutações, fazendo com que surjam algumas doenças relacionadas como:
Aterosclerose: é uma doença crônica que atua na parede das artérias, que faz com que apareçam placas de gordura, comprometendo o fluxo sanguíneo através das artérias.
Os radicais conseguem atuar nessa doença, pois reagem com o lipídeo de baixa densidade, ou o colesterol ruim como falamos. Essa gordura alterada pelo oxigênio, faz com que as células imunológicas, realizem o serviço de limpeza do organismo. Essas células, por sua vez, quando convocadas para recuperar algum machucado nas paredes dos vasos, muitas vezes estouram, com que espalhe o conteúdo oxidado pela lesão. Isso atrai mais células imunológicas ao local, isso faz com que vá se criando uma parede de colesterol, impedindo a circulação do sangue.
Envelhecimento cutâneo: Ocorre a modificação no material genético, e a proliferação celular decresce, fazendo com que haja a perda de elasticidade, da capacidade de regular o metabolismo e a replicação do tecido se torna menos eficiente. Os radicais livres fazem o aceleramento desse processo gerando estresse oxidativo, cujo maior dano é a peroxidação dos ácidos graxos da dupla camada lipídica levando à morte celular. Para evitar esse processo, a pele possui seu próprio mecanismo de defesa. Entretanto, a capacidade protetora desse mecanismo diminui com o envelhecimento e compostos exógenos podem reforçar a proteção natural.
Referencias: http://bioradicaisbio.blogspot.com.br/2009/07/aterosclerose.html data de acesso: 3, de julho de 2009 http://www.latamjpharm.org/trabajos/23/3/LAJOP_23_3_6_1_7IT93QRE42.pdf data: recebido dia 19 de fevereiro de 2004 adaptado em 05 de junho de 2004
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v43n1/2075.pdf